Reciclando ideias, construindo sonhos



Reciclando ideias, construindo sonhos


Por Marcos Monteiro

Pense numa criança inquieta e sempre de olho no meio ambiente. Uma verdadeira Fiscal Ambiental, onde as atitudes erradas de familiares, conhecidos e desconhecidos com a natureza não passavam batidas. Bom, essa era Bárbara, uma criança nascida e criada em Mossoró, Rio Grande do Norte. 

As atitudes dessa pequena fiscal mexeram com a sua mãe que, com a sua sensibilidade materna, começou a regar a semente da consciência ambiental em sua filha. 

Bárbara cresceu, aprendeu e desenvolveu um projeto sustentável para a Feira de Ciências com mais duas colegas de classe e um orientador. O projeto envolvia a reutilização da embalagem de cimento para produzir blocos de concreto. Foi o início de tudo, inclusive de sua percepção de que poderia fazer a diferença para o mundo e contribuir para as causas ambientais.
O reconhecimento que teve foi fator primordial para não desistir. Seu projeto ganhou prêmios na maior feira regional do Rio Grande do Norte, a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que, na sequência, abriu portas para ir ao London International Youth Science Forum, FEBRACE e MOSTRATEC. Além de ser escolhida para representar o grupo na categoria “Melhoradores: Vamos Juntos Melhorar o Mundo" no Meus Prêmios Nick 2015, onde faturou mais um prêmio. Em 2016, a semente deu mais um fruto; foi convidada para ser Speaker do TEDxYouth Porto Alegre. Na época, Bárbara era Diretora de Projetos para a América do Sul na ONG ClimatEducate, onde permaneceu até 2018. 

Hoje, a nossa jovem líder é bolsista do PROCIÊNCIA –programa de ensino da “Metodologia Científica ao Alcance de Todos” – MCAT, que leva a iniciação científica e todas as capacitações necessárias para alunos das escolas públicas de zonas urbanas e rurais. Além de motivá-los e prepará-los para solucionar problemas do seu cotidiano com o método científico. 

No começo do ano, Bárbara participou do Youth Assembly da ONU, em Nova Iorque, para discutir sobre mudanças climáticas, educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, entre outras ODS. 

O Observatório Internacional da Juventude deseja que mais Bárbaras e “sementes de ideias brasileiras” tenham mais apoio e qualificação para engrenarem seus projetos e, assim, mudar a sua comunidade, seu país e o nosso futuro de forma sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observando é que se aprende...

Finalmente o Nobel é nosso...

Politizando que se aprende...